Govern.. o que mesmo? Ah! Governança.

Beatriz Brito 

Certa vez, escutei exatamente esta pergunta de um cliente. Ele disse: vocês trabalham com Sucessão e Govern.. o que mesmo? Ah! Governança. A contar pela sua expressão facial ele não havia entendido muito bem do que se tratava. É bem comum, que a maior parte das Empresas Familiares, em especial as pequenas e médias, não compreendam exatamente do que se trata. O que é exatamente esta tal da Governança. É também bem comum que estas empresas acreditem que não seja indicada para elas, o que se enganam tremendamente.

A palavra “governança” tem sua origem no latim “gubernare”, que significa “governar” ou “dirigir”. Esse termo foi introduzido na língua inglesa como “governance”, por volta do século XII, derivado do francês antigo “governer”. Ao longo do tempo, o conceito de governança evoluiu para abranger não apenas o ato de governar ou dirigir, mas também as estruturas, processos e práticas relacionadas ao exercício de autoridade e controle em organizações, sejam elas públicas ou privadas. A palavra “governança” é comumente utilizada hoje em dia em contextos diversos, como governança familiar, governança corporativa, governança pública, governança de TI, entre outros, para descrever como as entidades são administradas, controladas e dirigidas.

Seria possível, então, assumir que as empresas que possuem um baixo nível de maturidade ou ausência de governança estão na realidade desgovernadas, com baixo controle, pouco administradas e não dirigidas?  Para o sucesso e sobrevivência de uma empresa é essencial garantir que suas atividades e operações sejam conduzidas de forma eficaz, transparente, responsável e em conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis.

Existem inúmeras referências sobre as boas práticas da governança, entretanto implementar um sistema de governança, seja ele familiar ou corporativo, é preciso mais que referências, será necessário trabalhar a cultura, seus rituais, a “forma como as coisas são feitas”, e, obviamente o comportamento das pessoas. Governança é cultura e requer tempo, processo de desenvolvimento. Os projetos que  desenvolvemos nesta área tem uma longa duração, pois demandam profunda análise, compreensão da realidade da empresa, acompanhamento e mensuração dos impactos.

Nos acompanhem nos próximos artigos vamos contar um pouco mais sobre Governança Familiar e Corporativa.